Sustentabilidade

Nosso papel no meio ambiente

Acreditamos que apenas o desenvolvimento sustentável é válido, por isso, buscamos produzir
causando o menor impacto possível e investimos em diversas ações de preservação ambiental.

Reflorestamento

Com técnicas de manejo florestal e pesquisas a campo, garantimos uma produção renovável, que preserva as florestas nativas e mantém a biodiversidade da região. Além das áreas de APP e reserva legal, mantemos uma ampla área de reflorestamento com pinus e eucalipto.

O plantio de florestas exóticas é feito com rigoroso controle de qualidade das mudas e utilizando as melhores técnicas de plantio. Cada muda que vai ser plantada é fruto de um dedicado planejamento, para que, apenas as melhores e mais fortes plantas sejam escolhidas, obtendo os melhores resultados tanto para a economia, quanto para o meio ambiente.

Resumo público 2023 Bragagnolo Florestal

Reflorestamento

Reciclagem

Para garantir a renovação dos recursos naturais, reaproveitamos os papéis já utilizados para produzir um novo papel. Uma atitude simples que melhora a limpeza da cidade, aumenta a qualidade de vida da população e ainda gera economia de água e energia, pois produzir um papel virgem, consome praticamente o dobro.

Além disso, quando uma empresa escolhe papelão reciclado para sua embalagens, diminui os custos do produto sem perder a sua resistência. A embalagem de papelão ondulado é parte integrante da cadeia celulósica: 100% reciclável, renovável, compostável e biodegradável. Assim, juntos, mantemos a qualidade e preservamos o futuro.

Reciclagem

Geração de energia

80% da energia que utilizamos no processo industrial é gerada em 2 termoelétricas e 3 PCHs próprias. As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) estão no Rio Chapecozinho e foram escolhidas porque não criam grandes reservatórios de água. Já a termoelétrica, utiliza o vapor produzido em uma caldeira para liberar energia em forma de calor.

Ambas as alternativas não agridem o meio ambiente e cumprem às legislações vigentes. Para assegurar isso, frequentemente são realizados acompanhamentos e estudos de controle e monitoramento ambiental através de análises da água do rio, da fauna e flora.

Geração de energia

Tratamento de efluentes

Nossa moderna Estação de Tratamento de Efluentes é capaz de tratar todo o resíduo líquido gerado no processo produtivo da fabricação do papel, e devolver ao Rio Chapecozinho o efluente devidamente tratado.

Basicamente, funciona assim: Toda a poluição presente no líquido (inorgânica ou orgânica) é removida em um processo chamado de lodos ativados. Existem outras técnicas, mas aqui, essa é a que apresenta o melhor custo-benefício. Nesse Tratamento, são utilizadas bactérias aeróbicas para decomposição das substâncias presentes no efluente. Dessa forma, atendemos as determinações legais e mantemos a sustentabilidade na nossa essência.

Tratamento de efluentes

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

Na busca da correta destinação de seus resíduos, a empresa desenvolveu o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Seu principal objetivo é minimizar a produção de seus resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos recursos naturais e do meio ambiente. A disposição final dos resíduos deve ser realizada de acordo com as características e classificação, podendo ser objeto de tratamento (reprocessamento, reciclagem, descontaminação, incorporação, co-processamento, rerrefino, incineração) ou disposição em aterro industrial. Este programa promove a educação ambiental e mudança de hábitos dos colaboradores, através de palestras e materiais informativos sobre gestão de resíduos (separação adequada, coleta seletiva, redução de consumo, reutilização e reciclagem de resíduos). Portanto PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, visa o máximo aproveitamento dos resíduos gerados, minimizando assim os possíveis impactos.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Coleta Seletiva

Sabemos que o mundo está passando por problemas ambientais graves, como o desmatamento e o aquecimento global. Uma forma simples, prática e útil de amenizar questões do meio ambiente e ainda colaborar com a natureza é realizar a coleta seletiva. A Avelino Bragagnolo S.A, dentro de seu plano de gerenciamento de resíduos, tem como compromisso a classificação prévia e destinação dos mesmos de acordo com a origem do material. Destinação esta podendo ser internamente e/ou por meio de empresa parceiras de coleta seletiva.

Os materiais destinados a reciclagem e separados por nossa empresa são:

  • Papel (Jornais, folhetos, cadernos, revistas, sacos de papel, etc.).
  • Metal (Latas, arames, pregos, parafusos, fios, cobre, alumínio, chumbo, bronze, ferro e etc.).
  • Plástico (Garrafas, canos, potes, bacias, brinquedos, sacos, sacolas, etc.).
  • Vidro (Garrafas em geral, potes, jarros, vidros de conserva, de produtos de limpeza, garrafões, utensílios domésticos, etc.).

Coleta Seletiva